Publicado: 16 Janeiro, 2026 - 09h36
Escrito por: CNTE | Editado por: CNTE

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, participou nesta quarta-feira (15), em Brasília, de uma reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, e dirigentes das principais entidades gestoras da educação no país para discutir o aprimoramento da Lei do Piso do Magistério. O encontro aconteceu antes da abertura do 35 Congresso da Confederação, que acontece na capital federal até o dia 18.
Também estiveram presentes o presidente do CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Zezinho Sobral; o presidente da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Luiz Miguel Martins Garcia; e o presidente do CONSEC (Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais), Renan Ferreirinha.
O encontro reuniu representantes da União, dos estados, dos municípios e dos trabalhadores em educação e teve como pauta central a atualização do piso salarial do magistério para 2026. A reunião foi marcada por um diálogo construtivo e resultou no consenso de que o novo valor deve assegurar a reposição da inflação, com a garantia de ganho real para professoras e professores.
Para a CNTE, o debate representa um avanço importante na valorização da educação pública e dos profissionais que sustentam a escola brasileira.