População escolheu representantes para funções essenciais da comunidade; veja os eleitos nas 22 comarcas do estado
O Acre entrou para a história neste domingo (30) ao realizar a primeira eleição direta de juízas e juízes de paz no Brasil. Pela primeira vez, a população pôde escolher diretamente os agentes responsáveis por celebração de casamentos, mediação de conflitos e acordos extrajudiciais em suas comunidades.
O pleito ocorreu simultaneamente nos 22 municípios do estado, oferecendo 25 vagas distribuídas pelas comarcas. Foram utilizadas 349 urnas eletrônicas, garantindo segurança e confiabilidade ao processo. Em Rio Branco, o maior colégio eleitoral contou com 91 urnas espalhadas em 21 escolas.
Eleitores do Acre participaram da primeira eleição direta de juízes e juízas de paz, em um pleito histórico que aproximou a população do Judiciário/Foto: Reprodução
O cargo de juiz de paz tem mandatos de quatro anos e permite que os eleitos contribuam para a descentralização do sistema judiciário, oferecendo atendimento mais próximo à população.
A apuração foi realizada no auditório da Escola do Poder Judiciário, anexo à sede do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), e transmitida ao vivo pelo canal do tribunal no YouTube.
Confira a lista completa dos vencedores da eleição:
Fonte: contilnetnoticias.com.br

