
Na tarde desta terça-feira, 2 de setembro de 2025, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Tarauacá realizou uma importante reunião de gestão com os coordenadores de todos os setores da pasta e representantes do colegiado do Conselho Tutelar, que integram a política de assistência social do município. O encontro teve como objetivo principal o alinhamento das propostas e diretrizes para a construção do Plano Plurianual (PPA) no âmbito da pasta.
Conduzida pela contadora do município, Raimunda Rocha, e pela secretária de Assistência Social, Cleane Monteiro, a reunião buscou fortalecer a articulação entre serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, garantindo que as metas e prioridades da política de assistência social sejam contempladas no novo ciclo de planejamento orçamentário do município.
Durante o encontro, foram discutidos os desafios enfrentados pelos equipamentos da Proteção Social Básica e Especial, bem como estratégias para ampliar o acesso da população às ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), considerando a realidade local, o diagnóstico socioterritorial e a participação social como pilares fundamentais do planejamento.
O PPA é um instrumento essencial para definir as metas e ações da administração pública nos próximos quatro anos. A participação dos coordenadores na construção desse plano é fundamental para assegurar que as políticas sociais atendam, de forma efetiva, às demandas da população mais vulnerável.
A Secretaria Municipal de Assistência Social reafirma seu compromisso com uma gestão democrática, transparente e voltada para a garantia de direitos, promovendo momentos de escuta e construção coletiva junto às equipes técnicas e à comunidade.
A secretária Cleane Monteiro destacou: “Entendemos que as necessidades da população são infinitas, mas nossos recursos são limitados. Por isso, este momento de discussão é essencial para que tracemos nossas prioridades. A participação de todos os coordenadores e diretores é crucial, pois esse documento orientará nossas políticas públicas pelos próximos quatro anos. Em seguida, realizaremos uma escuta para um plano participativo, atendendo às demandas da comunidade”.
Conduzida pela contadora do município, Raimunda Rocha, e pela secretária de Assistência Social, Cleane Monteiro, a reunião buscou fortalecer a articulação entre serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, garantindo que as metas e prioridades da política de assistência social sejam contempladas no novo ciclo de planejamento orçamentário do município.
Durante o encontro, foram discutidos os desafios enfrentados pelos equipamentos da Proteção Social Básica e Especial, bem como estratégias para ampliar o acesso da população às ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), considerando a realidade local, o diagnóstico socioterritorial e a participação social como pilares fundamentais do planejamento.
O PPA é um instrumento essencial para definir as metas e ações da administração pública nos próximos quatro anos. A participação dos coordenadores na construção desse plano é fundamental para assegurar que as políticas sociais atendam, de forma efetiva, às demandas da população mais vulnerável.
A Secretaria Municipal de Assistência Social reafirma seu compromisso com uma gestão democrática, transparente e voltada para a garantia de direitos, promovendo momentos de escuta e construção coletiva junto às equipes técnicas e à comunidade.
A secretária Cleane Monteiro destacou: “Entendemos que as necessidades da população são infinitas, mas nossos recursos são limitados. Por isso, este momento de discussão é essencial para que tracemos nossas prioridades. A participação de todos os coordenadores e diretores é crucial, pois esse documento orientará nossas políticas públicas pelos próximos quatro anos. Em seguida, realizaremos uma escuta para um plano participativo, atendendo às demandas da comunidade”.
Por: Tamires Soares/SECOM.