Vereadores votam duas novas leis e aguardam sanção pelo Executivo Municipal - Moção de Aplauso foi requerida

 


Por Reginaldo Palazzo – Os vereadores votaram em definitivo na Sessão Extraordinária de hoje (20), dois Projetos de Lei oriundos do Executivo Municipal que estavam tramitando.

O primeiro a ser votado foi o Projeto de Lei Nº 021/2025 que dispõe sobre o Projeto “Prêmio Escola de Qualidade” no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Tarauacá, e dá outras providências.”

Aprovado por unanimidade após os trâmites legais tornar-se-á Lei Nº1142/2025.

O segundo foi o Projeto de Lei Nº 025/2025 que dispõe sobre abertura de créditos adicionais para viabilizar a aplicação dos recursos advindos de transferências de emendas parlamentares de investimentos com alteração das Leis do PPA 2022/2025, LDO 2025, LOA 2025 para atendimento das demandas da Prefeitura Municipal de Tarauacá através de suas unidades orçamentarias”.

Também aprovado por unanimidade após os trâmites legais tornar-se-á Lei Nº1143/2025.

A vereadora Janaína Furtado falou sobre sua solicitação para uma Moção de Aplauso para toda a equipe do Corpo de Bombeiros de Tarauacá.

“Graças a rapidez e agilidade demonstrada pela corporação algo pior não aconteceu no combate ao fogo enfrentado por eles nesses últimos dias. Disse a vereadora.

Rápido também foi a resposta do poder público na pessoa do prefeito Rodrigo Damasceno que juntamente com a Secretaria de Ação Social já estão estudando como podem acolher as famílias atingidas por essa catástrofe, por isso faço esse reconhecimento por ser realmente dignos de aplausos”. Complementou.


Proposições

Indicações

Do gabinete do vereador Jorgion Ferreira veio a Indicação Nº 075/2025 para s Secretaria de Educação possa avaliar e providenciar a contratação de merendeiras para cada escola da zona rural que possua entre 35 e 40 alunos matriculados.

Do gabinete da vereadora Janaína Furtado veio uma ‘Moção de Aplauso’ corroborada por seus colegas do parlamento mirim em favor do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros e seus valorosos militares de Tarauacá pelas suas últimas ações de coragem e desprendimento da própria vida no combate a incêndios no município.

Pedido de Providência

Do gabinete do vereador Dikim veio o Pedido de Providência Nº 138/2025 para que a Prefeitura, através do setor de iluminação pública providencie a iluminação na Avenida Antônio Frota, em frente o abrigo de crianças e na Rua Benjamin Constant ao lado do mesmo. [SIC]

O vereador Dikim ainda fez uma indicação verbal aprovado pelos outros vereadores(as) presentes à Sessão para que o executivo municipal ajude na reconstrução das residências atingidas.

Abaixo a Moção de Aplausos na íntegra:

Moção de Aplausos

A Câmara Municipal de Tarauacá, por meio de seus representantes legais, nos termos regimentais, manifesta Moção de Aplausos aos valorosos militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre – 7º Batalhão em Tarauacá, pela brilhante atuação e elevado espírito de serviço público demonstrados no combate ao incêndio ocorrido no último sábado, dia 17 de agosto de 2025, em um posto de combustível flutuante ancorado às margens do Rio Tarauacá, bem como pela pronta e eficaz intervenção no incêndio registrado no Beco Maria Anália, no dia 19 de agosto do corrente ano.

A Câmara reconhece e enaltece o empenho, a coragem e a dedicação dos nobres militares, que, com profissionalismo e abnegação, atuaram para preservar vidas humanas, o patrimônio da comunidade e a segurança coletiva, motivo pelo qual se faz justa e merecida a presente homenagem.

Homenageados ( Pontão )

• 3º Sgt BM Francisco Evilázio da Silva Nascimento Abreu (Evilázio) – Comandante da Guarnição Bravo
• 3º Sgt BM José Hangell Farrapo dos Santos (Hangell)
• Sd BM Lessandro Lima e Lima (Lessandro)
• Sd BM Andrey Felipe Dias da Silva (Felipe Dias)
• St BM Francisco Círio Rodrigues de Almeida (Círio) – Comandante da Operação


Fogo Controlado

• 2º Sgt BM Genilvan Apolinário de Moura (Moura)
• Sd BM Keila Bezerra da Costa (Keila)
• 3º Sgt BM Erilândio Manoel Martins Maia (Erilândio)

Beco Maria Anália

• 2° Sgt Genilvan Apolinário de Moura
• 3° Sgt Alexandre Nogueira da Silva
• 3° Sgt Erilandio Manoel Martins Maia.
• 3° Sgt Flamel de Araujo da Silva
• 3° Sgt Leandro da Silva Simões Santana.
• SD Janderson Neri Correia
• SD Ruan Victor Nascimento Batalha
• SD Lucas Santos de Souza
• SD Michael Douglas Sousa Fernandes
• SD Ariel Cavalcante Brilhante
• SD Keila Bezerra da Costa


Histórico dos acontecimentos:

Na noite do dia 17 de agosto de 2025, um incêndio de grandes proporções atingiu o Pontão , em Tarauacá. O risco de explosão era elevado devido à presença de gasolina, diesel e gás liquefeito de petróleo , além de embarcações atracadas ao lado do posto flutuante.

A Guarnição Bravo, sob o comando do 3º Sargento BM Evilázio e composta pelos militares 3º Sargento BM Hangell, Soldado BM Lessandro e Soldado BM Felipe Dias, com apoio da equipe da Operação Fogo Controlado, vinda de Rio Branco sob o comando do Subtenente BM Círio, atuou de forma imediata e decisiva no combate às chamas. O 3º Sargento BM Erilândio, mesmo estando de folga, apresentou-se voluntariamente para reforçar a ação.

O chamado foi registrado às 18h36min e, em apenas três minutos, os bombeiros já estavam no local. Em meio a riscos de explosão, vazamentos e possíveis perdas humanas, os militares atuaram com coragem, disciplina e elevado preparo técnico. Após mais de 40 minutos de intenso trabalho, conseguiram extinguir completamente as chamas, evitando que a tragédia se tornasse ainda maior.

Graças a essa ação heroica, foram preservadas vidas, patrimônios e o próprio meio ambiente, já que o fogo poderia ter causado grave contaminação do Rio Tarauacá com combustíveis.

Na noite de terça-feira, 19 de agosto de 2025, outro incêndio de grandes proporções destruiu quatro residências no Beco Maria Anália, em Tarauacá. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar as chamas antes que o fogo alcançasse outras moradias próximas.

Segundo relatos dos militares, a principal dificuldade encontrada foi a proximidade entre as casas, o que favoreceu a propagação rápida do fogo. “As casas são muito próximas umas das outras e isso fez com que o fogo se espalhasse rapidamente. Ainda bem que chegamos a tempo, ou do contrário teria sido muito pior... Graças a Deus deu certo”, relatou um bombeiro que atuou na ocorrência.

Não houve vítimas.

Assim que o chamado foi registrado, a guarnição de serviço deslocou-se rapidamente até o local. A estratégia adotada foi realizar o resfriamento das casas vizinhas, evitando que fossem consumidas pelo incêndio. Apesar do esforço, quatro residências foram atingidas e tiveram perda total.

Apesar dos prejuízos materiais, a ação dos bombeiros foi essencial para impedir que a tragédia se ampliasse. O incêndio poderia ter atingido um número maior de casas devido à vulnerabilidade da área.


Sala das Sessões Antônio Américo de Figueiredo,

Tarauacá – Acre, 20 de agosto de 2025.

Vereadora Proponente:
Janaina Araújo Furtado Acioly
Câmara Municipal de Tarauacá

Siga o Instagram dos vereadores(as)

arife.eleamen
batistaoficial_ac
camila_figue1redo_
dikimvereador
janainafurtadotk
neirimar_lima
pr.acirlenildo
rangellessv
tatu_do_bem_tarauaca_
vereador_isaacmoura

(assessoria)
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem