No interior do Acre, alunos surpreendem e levam bois para feira de projeto pedagógico

Iniciativa surpreende ao transformar pátio escolar em espaço de vivência rural e valoriza cultura agropecuária local
Redação ContilNet

Estudantes da Escola de Ensino Integral Francisco Braga de Souza, no município de Rodrigues Alves (AC), surpreenderam a comunidade escolar ao levar bois para dentro da instituição como parte de um projeto pedagógico sobre o agronegócio. A iniciativa partiu do Clube do Claude, grupo estudantil criado por meio da metodologia dos Clubes de Protagonismo, adotada pela escola.


Estudantes da Escola de Ensino Integral Francisco Braga de Souza, no município de Rodrigues Alves (AC), surpreenderam a comunidade escolar ao levar bois para dentro da instituição / Reprodução

O projeto teve como objetivo aproximar os alunos da realidade rural que muitos vivem fora da sala de aula. A ação incluiu uma exposição de bois no pátio da escola, além de rodas de conversa, atividades lúdicas e interativas sobre criação de gado, tradições do campo e a importância do setor agropecuário na região.
Estudantes protagonistas do próprio aprendizado

A coordenadora auxiliar da unidade, Osana Alves, ressaltou que o ensino integral permite aos estudantes explorar seus interesses de maneira autônoma. “Cada clube é estruturado com base nos talentos e sonhos dos alunos. Eles mesmos elaboram o plano de ação, com atividades que vão desde ações culturais até projetos de gestão escolar”, explicou.

Para Erik Silva, integrante do Clube do Claude, a proposta foi uma oportunidade de trazer a vivência rural para dentro da escola.

“Nosso clube é voltado para o agro. A gente quis mostrar nossa realidade, então organizamos tudo com os colegas e trouxemos os bois, fizemos brincadeiras, rodas de conversa. Foi uma experiência diferente”, contou.
Escola como ponte entre teoria e prática

A exposição chamou a atenção não só pela presença dos animais, mas pelo envolvimento dos estudantes em todas as etapas do projeto, desde o planejamento até a execução. A iniciativa foi elogiada pela direção da escola, que destacou o papel da proposta na valorização da identidade local e no fortalecimento do trabalho em equipe.


A exposição chamou a atenção não só pela presença dos animais, mas pelo envolvimento dos estudantes em todas as etapas do projeto, desde o planejamento até a execução / Reprodução

O evento também reforça como o ambiente escolar pode ser um espaço vivo, dinâmico e conectado às vivências da comunidade, contribuindo para o despertar de vocações e o reconhecimento do potencial educativo presente na realidade cotidiana dos alunos.

Por: https://contilnetnoticias.com.br/2025/05/no-acre-alunos-surpreendem-e-levam-bois-para-feira-de-projeto-pedagogico/
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Anuncio