Afunilando no JuruáO ex-deputado federal Iderley Cordeiro (foto) está definido como o candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul pela dobradinha prefeito Vagner Sales (PMDB) – senador Gladson Cameli (PP). O prefeito Vagner me disse ontem que, o único impasse é a filiação partidária: “ele tem que vir para o PMDB”, destacou. Ficou bem claro na conversa que, sem entrar no PMDB não existe a mínima possibilidade de ter seu apoio, porque o partido não pode ficar sem uma candidatura a prefeito do município. Para compor a chapa como vice, revelou Vagner estar certo o nome do seu secretário de Cultura, Zequinha Lima (PP), que saiu recentemente do PCdoB, descontente com uma suposta falta de espaço no PT e é uma indicação do senador Gladson Cameli (PP). É esperado só a decisão de Iderley de deixar o PR para a chapa ser anunciada de forma oficial.
Volto a alertarCaso o PT entre com os nomes que estão sendo ventilados até aqui para uma candidatura a prefeito de Cruzeiro do Sul, se o prefeito Vagner Sales viabilizar esta chapa, o Coronel dá um passo largo para vencer a eleição. Ou o PT busca um nome impactante ou a surra é de cipó de fogo.
Operação desmonta Henrique AfonsoA coluna tem a informação que numa campanha que será conduzida pelo senador Gladson Cameli (PP), após a chapa ser fechada com Iderley Cordeiro-Zequinha Lima, será deflagrada a “Operação detona Henrique Afonso”, que visa desidratar seus apoiadores os levando ao PP.
Diretório tucano é a metaA primeira ação será tirar o vereador Romário Tavares (PSDB) e outros membros do diretório municipal do PSDB. A meta é buscar a desistência de Henrique Afonso (PSDB) pela falta de bons nomes para formar uma chapa forte de vereadores, inviabilizando a sua candidatura.
Guerra abertaA se concretizar a situação, ficará praticamente decretado um rompimento com o PSDB, cujo o clima com o PP não é dos mais amenos, com a possibilidade da primeira suplente do Senado, Mailza Gomes (PSDB) se filiar ao PP.
Relações deterioradasO presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, deixou claro que a ida de Mailza Gomes para o PP significará o rompimento da aliança do PSDB com o PP para 2018. E pelo que se conhece do seu temperamento, reagirá a uma investida para detonar Henrique Afonso.
Bem mais livreO presidente do PDT, Luiz Tchê, comentou com dirigentes de outros partidos nanicos que, com a saída do seu partido da base de apoio ao governo federal ficará ainda mais livre para adotar uma postura mais independente junto à FPA, na eleição municipal do próximo ano.
Elivelton soaresÉ o nome do PSB para disputar a prefeitura de Xapuri. O deputado Manoel Moraes (PSB) já conversou com o governador Tião Viana sobre a candidatura e disse estar aberto a uma aliança com o PT, que poderia entrar na chapa indicando o nome para vice-prefeito.
É uma das prioridadesPara o deputado federal Werles Rocha (PSDB) derrotar o prefeito de Epitaciolânia, André Hassem (PP), está entre as suas prioridades políticas na eleição municipal de 2018..
Mandato socialAgrada a postura da deputada federal Jéssica Sales (PMDB), que vota sempre sem se vincular á base do governo, ao qual o PMDB pertence. Tem votado a favor de pautas salariais mesmo com a recomendação do Palácio do Planalto para votar contra. Jéssica é uma boa surpresa.
É normal na políticaAlguns pré-candidatos a prefeito pela FPA, com os quais conversei, falam em descolar as suas imagens do PT na eleição do próximo ano. Acreditam que se houver a vinculação podem perder votos e acabar não se elegendo. É normal numa campanha o salve-se quem puder.
Corte profundoOs secretários estaduais receberam determinação do governador Tião Viana, com base em orientação da Secretaria de Finanças, que cortem mais fundo nas despesas. Ou partem para isso ou se compromete até o pagamento do mês dos servidores.