
Foto: Reprodução/ Instagram
O vice-prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene (Progressistas), afirmou ao ac24horas que aguarda ser convocado pelo prefeito Tião Bocalom (PL) para uma conversa ainda nesta sexta-feira (16) ou, no mais tardar, no sábado (17), para ser oficialmente informado sobre a pré-candidatura do chefe do Executivo Municipal ao Palácio Rio Branco. Bocalom já comunicou sua decisão oficialmente ao governador Gladson Cameli (PP) e ao senador Márcio Bittar (PL).
Segundo Bestene, até o momento, as informações sobre a candidatura de Bocalom chegaram apenas por meio da imprensa. “A gente está ouvindo pela imprensa. Ainda não chegou um comunicado oficial. Ele deve me chamar para conversar hoje ou amanhã. Acho que isso vai acontecer”, afirmou.
Publicidade
O posicionamento do vice-prefeito ocorre em um momento delicado para o Progressistas, que já trabalha para consolidar a pré-candidatura da vice-governadora Mailza Assis ao Palácio Rio Branco. Mailza é tratada internamente como nome natural do partido por ocupar a vice-governadoria e deve assumir o comando do Estado a partir de 4 de abril, quando Gladson Cameli deve se desincompatibilizar do cargo para disputar uma vaga no Senado.

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Mesmo diante desse cenário partidário, Alysson Bestene deixou claro que mantém uma relação de confiança política e administrativa com Tião Bocalom e que, neste momento, sua prioridade é a gestão municipal. “Hoje nós temos um compromisso com Rio Branco e com o prefeito Tião Bocalom. Quando você me pergunta se tenho tendência em apoiar o prefeito, eu tenho tendência, sim. Por que não apoiar o prefeito?”, declarou, ponderando, no entanto, que qualquer decisão definitiva será tomada no tempo certo e com diálogo interno no partido.
O vice-prefeito também descartou, por ora, qualquer possibilidade de deixar o Progressistas. “Nunca passou pela minha cabeça um afastamento do Progressistas”, disse, ressaltando que tem respeito e amizade tanto pelo prefeito quanto pela vice-governadora Mailza Assis. “Tenho carinho pela Mailza, sou do Progressistas, e essa decisão vai ser tomada com muito cuidado e respeito ao partido”, acrescentou.
Bestene avaliou ainda que o momento é de pré-candidaturas e que há espaço para diálogo e até para uma composição futura dentro do grupo político que hoje governa o Estado e a capital. Segundo ele, a expectativa é que as conversas se intensifiquem nos próximos meses. “Ainda tem tempo. Eu acredito que pode haver uma união. Como foi vitoriosa em 2024, a gente espera que isso se repita”, concluiu.