EUA anunciaram a retirada das tarifas comerciais de 40% aplicadas sobre alguns produtos brasileiros

Presidentes Lula e Donald Trump durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático - ASEAN em Kuala Lampur, Malásia. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
247 - O presidente dos EUA, Donald Trump, citou nesta quinta-feira (20) o progresso nas conversas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que têm como objetivo reduzir as tarifas comerciais unilaterais aplicadas por Washington contra produtos brasileiros.
Nesta quinta-feira, os EUA anunciaram a retirada das tarifas comerciais de 40% aplicadas sobre alguns produtos brasileiros, incluindo carnes, café e outros alimentos.
"Em 6 de outubro de 2025, participei de uma conversa telefônica com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as preocupações identificadas no Decreto Executivo 14323. Essas negociações estão em andamento", diz a decisão.
"Também recebi informações e recomendações adicionais de diversos funcionários [...] em sua opinião, certas importações agrícolas do Brasil não deveriam mais estar sujeitas à alíquota adicional [...] porque, entre outras considerações relevantes, houve progresso inicial nas negociações com o Governo do Brasil", complementa o documento.
Por brasil247.com