
Da redação do Notícias da Hora 11 Agosto 2025
O planejamento para a construção da ferrovia bioceânica, ligando o Estado da Bahia, no Oceano Atlântico, ao Porto de Chancay, no Peru, na costa do Pacífico, passando antes pelo Acre, foi confirmado pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, durante agenda em Rondônia na última sexta-feira, dia 8.
Tebet afirmou que a China é o maior parceiro comercial do Brasil atualmente. Ela mencionou que a ferrovia vai cortar estados do Nordeste, do Centro-Oeste e da região do Norte, como Rondônia e Acre.
“Vai ser a primeira rota de ferrovia a interligar dois oceanos, o Atlântico na Bahia, passando por Goiás, rasgando o estado de Mato Grosso, chegando em Vilhena, aqui em Rondônia, chegando em Porto Velho, indo para o Acre e chegando ao Peru, no Porto de Chancay, para fazer com que os nossos produtos cheguem mais rápidos à Ásia e traga ambos produtos da Ásia para cá, porque no momento em que o multilateralismo está sendo ameaçado, nós temos sim que respeitar os Estados Unidos, nós precisamos dos Estados Unidos como parceiros comerciais, é verdade, mas os Estados Unidos não pode se enganar: o nosso maior parceiro comercial hoje é a China, é a Ásia”, explicou a ministra”, ressalta.
Por noticiasdahora