
O calor intenso vai continuar predominando no estado, até o próximo sábado, 23, com baixa pressão. No domingo, 24, uma massa de ar frio, originária das altas pressões no sul do continente, atingirá o Acre, derrubando a temperatura e provocando a nona friagem do ano. A previsão é do pesquisador meteorológico Davi Friale.
Até sábado, ocorrerão chuvas passageiras e pontuais em qualquer município do estado. No domingo, já nas primeiras horas do dia, os ventos intensos, da direção sudeste, anunciarão a chegada de mais uma onda de frio polar, podendo provocar chuvas fortes, com raios e ventanias, principalmente no centro do Acre e no vale do Juruá.
A queda da temperatura será mais acentuada em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul acreano, onde as mínimas, ao amanhecer, entre segunda-feira, dia 25, e quarta-feira, dia 27, deverão oscilar entre 12 e 15ºC. Já, em Cruzeiro do Sul, as mínimas deverão ficar entre 17 e 20ºC, enquantro, em Tarauacá e Feijó, entre 15 e 18ºC.
Na vizinha cidade amazonense de Boca do Acre, as menores temperaturas deverrão oscilar entre 14 e 17ºC.
Portanto, a próxima semana será com noites frias, porém, durante o dia, o sol intenso vai predominar.
Essa onda de frio polar será sucedida por uma enorme massa de ar seco, deixando as tardes extremamente secas e ensolaradas, com umidade relativa do ar entre 15 e 25% no leste e no sul do estado.
Até o momento, neste ano, as menores temperaturas registradas oficialmente no estado foram 10,9ºC, em Epitaciolândia, no dia 3 de julho, e 12,1ºC, em Rio Branco, no dia 2 de julho, enquanto a menor umidade relativa do ar ocorreu em Rio Branco, com apenas 19%, no dia 15 de agosto.
Na próxima sexta-feira, dia 22, por volta das 16h (horário de Rio Branco), publicaremos informações mais precisas sobre essa onda de frio que se aproxima da Amazônia.
Por noticiasdahora.com.br