No Acre, 112 mil residências ainda fazem uso de cacimbão, nascentes e ou poço artesiano



Os dados são de 2024 e mostram que 171 mil residências recebem água do Saerb ou do Depasa, porém é preciso avançado na universalização do saneamento básico

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua divulgada na última sexta-feira (22/8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), das 281 mil residências confirmadas no Acre, em 2024, 171 mil delas são atendidas pela rede de distribuição de água do Saerb, no caso em Rio Branco, ou do Depasa, nos demais municípios. São 169 mil em áreas urbanas e 2 mil em localidades rurais.

Já o total de casas abastecidas por poço profundo ou artesiano chega a 35 mil na zona urbana e 8 mil na zona rural. As residências que ainda usam poços tipo cacimba, o tradicional cacimbão, são 21 mil nas cidades do Acre e 29 mil na zona rural.

Os dados revelam que não há residências em contexto urbano utilizando fontes de água como nascentes. Na zona rural são 12 mil casas abastecidas por este tipo de recurso natural.

Mil residências usam água de poços ou fontes de vizinhos e seis mil na zona rural também declararam fazer uso de outros recursos como água de açudes, por exemplos ou rios, por exemplo.

Fonte: noticiasdahora.com.br
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem