Bumba Meu Boi do Maranhão recebe certificado da UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade

São Luís celebra entrega simbólica quase seis anos após reconhecimento internacional, em cerimônia marcada por cortejo e festa popular

Bumba Meu Boi do Maranhão recebe oficialmente certificado da UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade (Foto: Reprodução)

247 - O Maranhão viveu nesta quinta-feira (14) a entrega oficial, em solo maranhense, do certificado que reconhece o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O título foi concedido em 2019 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), mas somente agora a população pôde participar de uma celebração dedicada à conquista.

A solenidade, realizada na Capela de São Pedro, em São Luís, contou com a presença da diretora da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, que entregou o documento ao governador Carlos Brandão (PSB). Também participaram o embaixador Laudemar Aguiar, do Ministério das Relações Exteriores, e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass.

A festa começou com um cortejo saindo da Casa das Minas, no bairro Madre Deus, em direção à capela, onde grupos de Bumba Meu Boi celebraram a oficialização do título.
Reconhecimento mundial e impacto local

Para a representante da UNESCO, o reconhecimento reafirma a singularidade do Bumba Meu Boi.

“O Patrimônio Imaterial reconhece todos os aspectos da riqueza do bumba meu boi, tanto os aspectos religiosos, quanto históricos, culturais, os diferentes sotaques, os mestres, mestras e brincantes. É com grande alegria que a gente faz a entrega desse título hoje em São Luís”, destacou Marlova Noleto.

O governador Carlos Brandão ressaltou não apenas o valor cultural da manifestação, mas também seu impacto econômico por meio do turismo:

“No nosso governo, o turismo no estado subiu 44%, segundo dados do IBGE, e isso me deixa muito feliz, pois o turismo gera emprego, renda e mostra nossas belezas. Nosso projeto é fortalecer e valorizar cada vez mais o bumba boi, inovando e dando mais oportunidades”, afirmou.
Compromisso com preservação e investimentos

O presidente do Iphan, Leandro Grass, lembrou que o governo federal tem atualmente mais de R$ 60 milhões investidos no Maranhão para preservação de bens culturais, incluindo 11 obras em andamento.

“A importância do bumba boi é imensa para o povo do Maranhão e para o povo brasileiro, mas agora também para o mundo. É cidadania, é patrimônio como ferramenta de desenvolvimento”, avaliou.

O embaixador Laudemar Aguiar, por sua vez, destacou o trabalho conjunto entre governos e organismos internacionais:

“Essa cerimônia qualifica todo o folclore do bumba meu boi como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O Maranhão está de parabéns pelos três Patrimônios da Humanidade reconhecidos pela UNESCO”, disse.
Cultura, fé e resistência

Profundamente ligado ao catolicismo popular, o Bumba Meu Boi do Maranhão envolve devoção aos santos juninos — São João, São Pedro, Santo Antônio e São Marçal —, mobilizando milhares de brincantes. Para os próprios grupos culturais, o reconhecimento amplia o sentimento de identidade e pertencimento.

“O Bumba Meu Boi é mais que uma festa. Ele é um símbolo de resistência, identidade, fé e pertencimento”, afirmou o secretário estadual de Cultura, Yuri Arruda.

Já Claúdio Sampaio, presidente do Boi Brilho da Ilha, celebrou o alcance global:

“O Boi deixa de ser patrimônio dos maranhenses e do Brasil e passa a ser um patrimônio do mundo. Isso nos deixa muito felizes porque isso ‘abre as porteiras’ e o Boi começa a ficar salvaguardado na sua maior essência”, disse.

O Bumba Meu Boi é o sexto bem brasileiro reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade, ao lado do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, do Frevo, da Roda de Capoeira, entre outros.

Por brasil247.com
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem