Secretário de Educação Carlos Sousa participa de encontro regional do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em Feijó



Na manhã desta terça-feira, 15 de julho, o secretário municipal de Educação, Carlos Sousa, juntamente com a equipe técnica de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SEME), participou do Encontro Regional do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, realizado no município de Feijó, no Acre.

O evento teve como objetivo principal debater estratégias e fortalecer ações conjuntas entre União, estados e municípios para garantir o direito à alfabetização de todas as crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental. Além disso, também foram discutidas medidas para a recuperação da aprendizagem de estudantes dos 3º, 4º e 5º anos que tiveram seu processo educativo impactado pela pandemia da Covid-19.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma iniciativa do Governo Federal que busca promover a alfabetização na idade certa, por meio de políticas públicas integradas e apoio técnico e financeiro às redes de ensino. O programa visa ainda o fortalecimento da educação pública e a valorização dos profissionais da educação, com foco na melhoria dos índices de aprendizagem.

Durante o encontro, representantes das secretarias municipais e estaduais de educação, além de gestores e coordenadores pedagógicos, discutiram a importância de um processo alfabetizador eficiente e equitativo, com base em evidências e práticas exitosas já aplicadas em outras regiões do país.

Em sua fala, o secretário Carlos Sousa destacou o papel fundamental da união entre os entes federativos para garantir uma educação de qualidade:
"Estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso com a alfabetização das nossas crianças. Sabemos dos desafios enfrentados, especialmente no contexto pós-pandemia, mas acreditamos que, com planejamento, formação continuada e o engajamento de toda a comunidade escolar, podemos garantir que nenhuma criança fique para trás."

O evento reforçou o papel estratégico da educação básica no desenvolvimento social e econômico do país, e a necessidade de ações coordenadas para assegurar a aprendizagem de todos os alunos, desde os primeiros anos do ensino fundamental.

Por Assessoria da SEME
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