
Após a reportagem do jornal Extra do Acre, que destacou a presença de peixes mortos no rio o governo do Acre enviará, nesta quinta-feira (17), uma equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e da Defesa Civil ao município de Jordão, no interior do estado, para investigar a mortandade de peixes registrada no Rio Murú. A medida ocorre após a Prefeitura da cidade notificar o órgão ambiental sobre o problema, que tem causado apreensão entre moradores da comunidade Novo Porto.
Vídeos gravados por moradores no último fim de semana mostram peixes mortos e com alterações físicas incomuns às margens do rio. O temor é de que o manancial esteja contaminado. O Rio Murú é a principal fonte de água potável, alimentação e subsistência para centenas de famílias ribeirinhas da região.
A equipe que será deslocada fará uma vistoria técnica nos trechos afetados, coletando amostras de água para análises físico-químicas e microbiológicas. As amostras serão encaminhadas a laboratório especializado para que se identifique as possíveis causas da mortandade. Além disso, os técnicos vão realizar registros de campo e ouvir diretamente os moradores das áreas atingidas.
Segundo nota pública assinada pela secretária em exercício da Sema, Renata Souza, a atuação emergencial busca não apenas identificar o que provocou a mortandade, mas também subsidiar ações preventivas para evitar danos maiores ao ecossistema local e à saúde da população.
“O governo do Acre reforça seu compromisso com a preservação dos recursos naturais e manterá a população informada sobre os desdobramentos do caso, por meio de notas técnicas oficiais”, diz o comunicado.
Por extradoacre