Alcolumbre esvazia pedido de impeachment de Dino protocolado por Nikolas

Presidente do Senado avisa que não pretende pautar afastamento do ministro do STF, o que irrita aliados de Bolsonaro
 
Flávio Dino (Foto: Ton Molina/STF)

247 - O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), já sinalizou que o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, apresentado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL), não avançará na Casa. A informação foi revelada pelo Metrópoles nesta terça-feira (1º), na coluna de Paulo Cappelli.

Segundo o site, Alcolumbre deixou claro a parlamentares da oposição que não vê justificativa para o Congresso analisar o afastamento de Dino ou de outros ministros do Supremo, como Alexandre de Moraes, que também estão sob ataques constantes do núcleo bolsonarista.

A postura do presidente do Senado, eleito para o cargo com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem gerado descontentamento entre aliados do ex-chefe do Executivo, que pressionam pelo avanço de medidas contra integrantes do STF. Nos bastidores, parte dos senadores que ajudaram a reconduzir Alcolumbre à presidência do Senado já fala em não apoiá-lo numa eventual tentativa de reeleição em 2027.

O pedido de impeachment de Flávio Dino foi protocolado por Nikolas Ferreira sob a alegação de que o ministro teria cometido crime de responsabilidade. O deputado usou como argumento uma fala de Dino durante uma aula magna em uma universidade, na qual ele mencionou uma possível "chapa imbatível" para o governo do Maranhão, encabeçada por Felipe Camarão (PT) e tendo como vice a professora Teresa Helena Barros.

Para aliados do ministro, a declaração não passou de uma brincadeira. “Comentário descontraído”, dizem interlocutores de Dino, lembrando que Teresa Helena Barros sequer tem interesse em disputar cargos eletivos. Já Felipe Camarão, atual vice-governador do Maranhão, é o pré-candidato oficial do PT ao governo do estado nas eleições do ano que vem.

Apesar das investidas da ala bolsonarista, a tendência é que o pedido de impeachment contra Flávio Dino tenha o mesmo destino de outras tentativas recentes de afastamento de ministros do Supremo: o arquivamento. A última palavra, neste caso, cabe a Davi Alcolumbre, que, ao que tudo indica, não pretende levar o assunto adiante.

Por Brasil247.com
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem