
Tarauacá, 5 de junho de 2025 – Na última quinta-feira, 5 de junho, Tarauacá sediou a segunda edição da Caravana pela BR-364, iniciativa promovida pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para discutir a recuperação da rodovia federal, essencial para a logística, economia e mobilidade do Vale do Juruá.
Recebida pelo prefeito Rodrigo Damasceno, a comitiva reuniu deputados estaduais e federais, representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em um debate urgente sobre a necessidade de melhorias na BR-364.
O prefeito Rodrigo Damasceno alertou para os graves impactos da deterioração da rodovia, especialmente no inverno amazônico.
“Nossas cidades são ribeirinhas. Antes, dependíamos de balsas, mas hoje a BR é essencial. Sem intervenções intensas no verão, corremos o risco de isolamento no inverno, com dificuldades de locomoção, fome social e prejuízos à população”, destacou.
Ele também fez uma observação a organização das licitações de obras públicas, frequentemente iniciadas em períodos inadequados, e defendeu o uso do macadame, técnica que utiliza 35 centímetros de pedras no solo, comprovadamente mais durável para a região.
Rodrigo Damasceno reforçou a necessidade de reativar a balança de pesagem de caminhões no Bujari para proteger a rodovia.
“Um detalhe importante, e isso eu falei diretamente para o superintendente Ricardo, é que primeiro: o macadame, que é o novo formato que está sendo reconstruído na nossa BR, é muito mais forte. Mas é importante também que nós tenhamos a balança ali no Bujari. Porque senão, muitas das vezes, a mesma empresa que está construindo, ela vem destruindo. Com os eixos sobrecarregados, com o peso, que acaba entrando também nas cidades à beira da BR, e também danificando a malha urbana dos municípios”, pontuou. Ele acrescentou: “Preservar a BR-364 é tão crucial quanto reconstruí-la, pois, sem isso, ela não resiste ao primeiro inverno.”
O deputado estadual Nicolau Júnior, líder da caravana, também defendeu a continuidade do uso do macadame.
“O macadame comprovou sua eficácia na BR-364. É mais caro, mas garante qualidade. Trechos com mais de 12 anos não precisaram de manutenção, provando seu valor. Esse projeto deve ser defendido por toda a classe política, independentemente de mudanças de governo”, declarou. Ele destacou a participação de deputados estaduais, federais e do senador Sérgio Petecão, que acompanham de perto as condições da rodovia.
Importância da BR-364 para a Economia do Acre
A BR-364 é a espinha dorsal da economia acreana, conectando os municípios do interior, como Tarauacá, à capital Rio Branco e a outros estados. A rodovia facilita o escoamento da produção agrícola, pecuária e florestal, além de garantir o abastecimento de bens essenciais, como alimentos, medicamentos e combustíveis. Sem uma BR-364 em boas condições, o comércio local sofre com aumento de custos logísticos, atrasos nas entregas e prejuízos aos produtores, impactando diretamente a geração de empregos e a renda da população. A recuperação e manutenção da rodovia, como discutido na caravana, são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento econômico, reduzir desigualdades regionais e assegurar a integração do Acre ao mercado nacional.
Por José Gomes
Secom/Tarauacá