Cinegrafista Voz de Ouro faz documentário mostrando "O Cotidiano dos povos Originários


Projeto "O Cotidiano dos povos Originários" valoriza a cultura local com apoio da LEI PAULO GUSTAVO ACRE
EDITAL DE AUDIOVISUAL Nº 006/2023


A cultura segue viva e pulsante em Tarauacá! Com o apoio da Lei Paulo Gustavo, cidade recebeu o projeto “O Cotidiano dos povos Originários, uma iniciativa desenvolvida por meio EDITAL DE AUDIOVISUAL Nº 006/2023 em parceria com a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).


"O Cotidiano dos povos Originários" é um projeto, de autoria do proponente Carlos da Costa Lima, e tem como objetivo promover e valorizar as expressões culturais populares por meio do audiovisual, neste documentário mostramos de forma clara como é produzido o artesanato, produzido por mulheres e os homens, eles são feitos a base de algodão, produto natural composto por fibras colhidas na planta que fornece resistência, maciez e conforto ao produto, iremos mostrar neste documentário, as mulheres tecendo roupas a base de algodão. Vamos mostra a produção do Cocar, feito de penas de Pavão, Arara, Gavião e ossos de bovinos, com coloração de tintas artesanais. O urucum, fruta com sementes bem vermelhas é bastante usada na pintura de pessoas e de objetos.


Neste documentário, intitulado “O cotidiano dos povos originários”, teve um roteiro incrível, (Texto narrativo do roteiro).A Aldeia Água viva, localizada dentro do Território indígena, praia do carapanã, tem uma riqueza cultural incrível, o local usado para os momentos sagrados é no tronco de uma linda Samaúma, (Conhecida como a rainha da floresta), durante os eventos que acontece todos os finais de semana, tem o momento em que Cacique serve o Chá Ayahuasca a todas as pessoas presentes é um momento muito especial para todos.
No centro da Aldeia tem o Shubuã (centro de encontro) local usado para reuniões, cultura e planejamentos.

Vamos finalizar o documentário com varias entrevistas dos caciques e pessoas experiente, contando como eles conquistaram esse território, como fazem para manter as tradições e a cultura que passa de pai para filho e se mantém viva até hoje.

Com a realização deste projeto marca mais um passo importante no fortalecimento das políticas públicas culturais no município e no reconhecimento do papel essencial da arte no desenvolvimento humano.


Por voz de ouro 
fotos voz de ouro
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Anuncio