Quinze indígenas do Acre são aprovados no vestibular da UnB


Foto: Arquivo pessoal

Quinze estudantes indígenas acreanos dos povos Huni Kuin, Nawa, Nukini e Puyanawa foram aprovados no Vestibular Indígena 2025 da Universidade de Brasília (UnB). O exame foi realizado em várias cidades do país, incluindo Cruzeiro do Sul, no Acre, que recebeu um polo de aplicação após mobilização de lideranças indígenas e organizações.

“O Vale do Juruá abriga 12 dos 14 povos indígenas do Acre. A aprovação desses estudantes representa uma retomada do ensino superior para nossos povos”, afirmou o antropólogo e jornalista Tarisson Nawa.

Entre os aprovados, Niara Nukini, 31 anos, ingressará no curso de ciências sociais. Natural de Mâncio Lima, a cidade mais ao extremo do Brasil, ela ressaltou os desafios logísticos para os indígenas acessarem a universidade. “O deslocamento até Brasília levaria cinco dias de ônibus, mas consegui recursos para uma passagem aérea, reduzindo o tempo para quatro horas”, contou.

Outro aprovado foi Yures Puyanawa, 18 anos, que cursará ciências biológicas. Ele percorreu duas horas da aldeia até o local de prova e celebrou a conquista. “Minha expectativa é iniciar essa nova jornada, conhecer pessoas e conviver com outros parentes indígenas na UnB”, disse.

A seleção faz parte de um acordo entre a Funai e a UnB para ampliar o acesso dos povos indígenas ao ensino superior. As aulas começam no dia 24 de março.

Com informações do Correio Braziliense
Por ac24horas.com
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Anuncio