Dilma vai ao Parque de Exposições e garante apoio para reconstrução de áreas alagadas
- A Presidenta Dilma Rousseff sobrevoou áreas alagadas em Rio Branco e visitou o Parque de Exposições, maior abrigo público para famílias afetadas pela cheia do Rio Acre. Dilma desembarcou em Rio Branco às 12h25 e estava acompanhada do general Adriano Pereira Júnior, secretário nacional de Defesa Civil.
Depois de sobrevoar Porto Velho, que está vivendo a pior cheia da história do Rio Madeira, Dilma seguiu para Rio Branco, onde foi recebida pelo governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre, além de lideranças políticas, religiosas e empresariais. No restaurante do aeroporto, Dilma assistiu a vídeos e exposições sobre as cheias em Rio Branco e outros municípios.
O prefeito Marcus Alexandre falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido no acolhimento às famílias e agradeceu muito o apoio prestado pelo Governo Federal. “Quero apresentar minha gratidão à Presidenta Dilma pela parceria e ajuda”, disse o prefeito, que ressaltou em diferentes ocasiões o apoio do governador Tião Viana e dasunidades do Exército Brasileiro em Rio Branco.
Presidente Dilma conversa com desabrigada no arque debExposições
O prefeito iniciou sua exposição à presidenta e comitiva mostrando os grandes investimentos que o Governo Federal realiza em Rio Branco, como o Shopping Popular, os Terminais de Integração, os quais são parte da política de mobilidade social em implementação, com 100% da frota de ônibus com GPS; 16 ônibus novos em 2013; 25 ônibus novos em 2014; idade média da frota 4 anos e meio; passagem para estudante a R$ 1,00 em 2013; passagem a R$ 2,35 na bilhetagem eletrônica, entre muitos outros avanços, como o programa Mais Médicos e os investimentos em saúde.
Dilma visitou o Parque de Exposições na tarde deste sábado/Foto: Assessoria
O governador também apresentou as ações de desenvolvimento econômico e social do Acre através de projetos apoiados pelo governo de Dilma Rousseff. A situação dos municípios em relação às cheias dos rios também foi detalhadamente relatada pelo governador Tião Viana.
De seu lado, a Presidenta demonstrou preocupação com esse drama. “Nós estamos preocupados. Manteremos a ponte aérea através das Forças Armadas e vamos mantê-la. Mas também vamos buscar outras rotas para a reintegração do Acre. O governador é grande parceiro e nós mantemos integral parceria com o governo do Estado”, disse Dilma.
Ao lado do governador Tião Viana, Dilma conversa com crianças desabrigadas
Apoio seguirá em três frentes, anuncia Dilma
A Presidenta Dilma foi carinhosamente recebida pelas pessoas por todos os locais onde passou, desde o saguão do aeroporto até o abrigo público montado no Parque de Exposições. As pessoas correram para ver a Presidenta, fazer fotos com ela, dar-lhe um abraço. A todos ela retribuiu o carinho com um aperto de mão, um beijo na face ou um abraço.
No Parque de Exposições, Dilma pôde constatar pessoalmente uma questão que havia apresentada na exposição do prefeito Marcus Alexandre: o acolhimento nos abrigos é diferenciado para crianças e idosos, os quais contam com alojamento e acompanhamento especial.
De acordo com a Presidenta Dilma, o trabalho de Defesa Civil será realizado em três frentes: assistência e acolhimento das pessoas, reconstrução do foi destruído pela alagação e ações estruturantes que irão melhorar o processo de convivência das cidades com os fenômenos naturais.
Dilma elogiou o trabalho desenvolvido pelas equipes que atuam diretamente na assistência às famílias atingidas pelas cheias. A apresentação feita pelo prefeito
Presidente é assediada pelos desabrigados; todos queriam fazer foto com ela
Quanto aos desastres naturais, Marcus Alexandre expôs à Presidenta e sua comitiva as séries históricas das cheias do Rio Acre e seus afluentes em Rio Branco. Este mês, o nível do rio chegou a 16,77 metros, desabrigando milhares de pessoas, das quais 4, 5 mil tiveram de ser levadas para os abrigos públicos mantidos pela Prefeitura e o Governo do Estado. Levando-se em conta o resultado das cheias a partir de 1988, Rio Branco acumula prejuízo de R$650 milhões.