Hoje em pleno século XXI, depois de muitas lutas conquistadas e depois do império da ditadura militar de ter acabado ouve um grande avanço no debate e no diálogo. Mais hoje ainda existem entre os companheiros e companheiras trabalhadores da educação, ainda tem funcionários uns contra os outros, ou seja chamado dedo duro.
Com essa greve dos estado foi muito bom por dois motivos, um deles foi muita luta para conseguir um objetivo para todos, alguns colegas andaram nas costas dos outros. Outro ponto positivo foi onde descobrimos que alguns dirigentes escolar fizeram duras criticas ao sindicato riram muito dele e não concordaram com o movimento grevista. Viram o lado do patrão, mas, quando é para ajudar a escola tudo é fácil.
Disseram também que o sindicato só pensa em aumento de salário e não se preocupa com a qualidade do ensino. Amigos o sindicato existem para lutar por melhoria na qualidade do ensino sim, mas, em primeiro lugar vem o salário que é de onde os professores tiram o sustento da família. Nenhum dirigente paga salário de funcionário, apenas pede ajudar para a escola em festa caipira e em outros eventos. Alguns ainda dizem que vão dar o troco nas urnas em 03 de outubro de 2010.
Temos que saber também se depender de qualquer um governante os professores nunca teriam aumento salarial, ainda estariam no salário mínimo. Eu tenho dezoito anos de educação e nunca recebi um aumento no salário dado por boa vontade de governante, todos foram através de uma luta sindical.
O que a gente viu neste momento da greve da educação foi muitos professores dizendo que vão dar o troco nas eleições votando contra o candidato do Binho Marques. Podem trocarem, mas depois não vão se arrepender de ter que fazer greve novamente para receber salários atrasados como era há anos atrás.
Outro ponto positivo que aconteceu já mais visto em outro estado , é que os únicos partidos que estão juntos nas eleições por um único objetivo é o PT e o PC do B. Mas quando é para defender os trabalhadores, eles se enfrentam de corpo a corpo. Você já viu isso em outro lugar os aliados em uma luta por uma causa justa.
Aqui em Tarauacá todos os anos tem a nossa data-base, e eu nunca vi os vereadores do lado do prefeito, ou, membro da prefeitura ou dos partidos PP e DEEM, irem para a luta defender os trabalhadores em educação ou vice-versa.
Por isso, amigo educador temos que ser professor e bem informado sobre todas as coisas, para nós não deixarmos que alguém nos dominem com seus belos discursos.
Aqui em Tarauacá tem três deputados estaduais, mas apenas o Moisés Diniz, mesmo sendo líder do governo foi para a luta defender os direitos dos trabalhadores, isso é que é exemplo de líder.
Os deputados da oposição ficaram rindo e todos torcendo contra os professores para que nada desse certo, para eles tirarem proveito e ganharem votos no debate e fazerem campanha em cima disso. Mas quebraram a cara, esses bandos de oportunistas do Acre.
Texto: João Rego tk.